Alex de Rijke encarregou Barnby & Day com a criação de uma grande e bela mesa de jantar laminada redonda. Alex é conhecido pela sua abordagem inovadora de usos da madeira na indústria de construção, e desenhou o primeiro uso de madeira de folhosas laminada transversalmente, The Endless Stair (“Escadaria Infinita”), para o Festival de Design de Londres 2013. Num artigo intitulado, “A madeira é o novo betão”, de Rijke previu que a madeira se tornaria no principal material de construção do século XXI. Ao aplicar este pensamento ao design de mobiliário, Barnby & Day laminaram o tulipeiro americano e transformaram-no numa mesa redonda oca que era o que Alex de Rijke queria, uma mesa com uma aparência extremamente maciça, mas que, na realidade, fosse muito leve.
O desejo de Alex de Rijke era uma grande mesa de jantar redonda feita a partir de tulipeiro laminado. “Sabemos que tudo acontece à volta da mesa”, explica. “Este é o local onde as melhores decisões são tomadas, os trabalhos de casa são feitos e onde se utilizam os computadores”. “Uma mesa redonda é mais ‘democrática’, porque nestas as crianças têm tanta voz como os adultos”, acrescenta de Rijke.
Além disso, Alex queria trabalhar com a madeira de tulipeiro novamente porque gostou do fato de ser forte, leve e abundante. Também gosta da sua aparência, e nas suas palavras: “esta madeira cresce em diferentes microclimas e, portanto, desenvolveu um fio de grande vivacidade”. A ideia de uma mesa com uma aparência maciça, mas que, na realidade, fosse oca também lhe agradou.