A nogueira-pecã americana e a juglandácea americana são espécies diferentes de um grupo muito diverso, mas no tronco são praticamente idênticas. Consequentemente são muitas vezes processadas em serrarias e vendidas em conjunto.
Carya spp.
Pode ser referida como nogueira-pecã americana
A nogueira-pecã cresce naturalmente no Sudeste do Estados Unidos, principalmente no vale de Mississípi. É uma importante árvore frutífera e varia imenso em tamanho.
Os dados do programa de Análise de Inventário Florestal (FIA, sigla em inglês) mostram que a madeira em pé da nogueira-pecã americana situa-se em 46,8 milhões m3, que compõe 0,3% do total de madeira em pé dos Estados Unidos. A nogueira-pecã americana está a crescer a um ritmo de 931,000 m3 por ano, enquanto o ritmo de extração encontra-se em 355,000 m3 por ano. O volume líquido (depois da extração) está a aumentar em 576,000 m3 cada ano. A taxa de crescimento da nogueira-pecã americana excede consideravelmente a taxa de extração nos quatro principais estados produtores: Arkansas, Kansas, Luisiana e Mississípi
A madeira serrada da nogueira-pecã está prontamente disponível em graus de exportação, mas é vendida misturada e sem seleção de cor. O grau FAS da NHLA permite uma largura mínima de 4 polegadas (101,6 mm). Os graus de qualidade inferiores da NHLA (Nº 1 e 2 Common) podem produzir uma aparência rustica atrativa e moderna. A madeira serrada é principalmente produzida em tamanhos mais finos (4/4” e 5/4), embora uma quantidade limitada de material mais espesso possa estar disponível.
A madeira da nogueira-pecã deste grupo tão diverso varia muito em cor, padrão de fio e aparência. A madeira apresenta uma textura grosseira e o fio é geralmente direito, embora possa ser ondulado ou irregular. O borne é branco, por vezes tingido de castanho, ao passo que o cerne apresenta um tom castanho pálido a amarelado a uma cor mais escura. Manchas minerais púrpura profundas são uma característica natural. Os furos nos troncos causados por bicadas de pássaros também são uma característica comum e nenhum destes são considerados defeitos.
A madeira da nogueira-pecã é geralmente considerada muito forte com uma excelente classificação na moldagem a vapor, uma elevada resistência ao esmagamento, alta rigidez e uma resistência muito elevada ao choque.
Mobílias, armários, degraus de escadas, cavilhas para cabos de construção e artigos de desporto. Particularmente, tacos de hóquei devido à sua flexibilidade.